A importância do uniforme escolar

Os uniformes são importantes, tanto para a identificação como para a segurança dos alunos.

Os defensores do uso de uniforme escolar defendem ainda que seu uso desenvolva nos alunos o sentimento de pertencimento a um grupo, o que é importante para o desenvolvimento psicossocial, evitando que haja separação dos alunos por grupos econômicos.
A conscientização do uso de uniformes pelo aluno deve ser um trabalho cotidiano da escola pois proporciona grande praticidade para os alunos e economia para os pais. Com certeza, usar diferentes roupas a cada dia de aula é no mínimo, caro, devido ao desgaste.

Os uniformes escolares começaram a ser utilizados por volta de 1890 pela Escola Normal, responsável pela formação de professores. As escolas mais tradicionais passaram a adotar o uniforme, de fato, somente na década de 20. Já as demais, na década de 30.
Os uniformes foram criados para simbolizar as cores, o nome, a tradição e o símbolo da escola, desta forma, os alunos uniformizados deveriam manter um comportamento exemplar e zelar pela imagem das instituições, mesmo fora delas.

Entre as décadas de 40 e 70, o uniforme de uma instituição conceituada era um símbolo de aceitação social, sendo o sonho de muitos alunos e pais. A partir da década de 90, as escolas, principalmente privadas, mudaram bastante os modelos de seus uniformes, fazendo roupas mais confortáveis e atuais.